domingo, 29 de abril de 2007

Curiosa notícia


No "Público" de ontem ...
Directora do MIT demite-se por ter mentido no currículo

A directora do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) responsável por novas admissões demitiu-se, depois de admitir que tinha "apresentado incorrectamente" as suas credenciais académicas no currículo. Marilee Jones, conhecida por ter contratado muitas mulheres para o MIT durante os dez anos em que ocupou o cargo, dizia ter diplomas do Albany Medical College, do Instituto Politécnico Rensselaer e do Union College. "Mas o MIT não conseguiu confirmar que ela tivesse estes diplomas", disse a porta-voz daquela prestigiada universidade, Patti Richards, citada pela Reuters.Jones pediu desculpa, reconhecendo ter errado há muitos anos. "Apresentei incorrectamente as minhas qualificações académicas há 28 anos, quando entrei para o MIT, e nunca tive a coragem de corrigir o meu currículo", disse numa curta declaração. Inicialmente, trabalhou nos serviços administrativos, e foi subindo de posto, até chegar a directora.
Ainda bem que não foi com o MIT que o Governo de Sócrates celebrou um vistoso protocolo...

sábado, 28 de abril de 2007

Aznar em grande forma II

Do blog de Diego Casagrande http://www.blogdodiego.com.br/, chega-nos mais uma prova da excelente forma de José Maria Aznar:

CHAVISMO NÃO!
O ex-presidente espanhol, José Maria Aznar, afirmou nesta sexta-feira que os Estados Unidos, a Europa e as democracias latino-americanas devem “cerrar fileiras” e derrotar o socialismo do século XXI, promovido pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. “O objetivo comum de derrotar o 'socialismo do século XXI' requer ter um sentido de responsabilidade e, para isso, os países europeus, os Estados Unidos e as nações latino-americanas devem se centrar no que nos une e não no que nos separa”, alertou.Aznar destacou a importância da região. “Se a América Latina é uma parte essencial do Ocidente, não podemos nos dar o luxo de deixá-la nas mãos de regimes totalitários”...
Quem fala assim ... não vai a alto comissário.

Aznar em grande forma

José Maria Aznar passou por Portugal e demonstrou estar em grande forma.
A falar desta meneira nunca chegará a alto comissário ou alto representante para coisa nenhuma. Ainda bem, pois seria obrigado a calar-se, o que se no caso dos nossos ilustres "ex" não deixou de ser uma benção, seria aqui uma verdadeira perda.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Sem cravo


Foi um "discurso apropriado e à altura das circunstâncias". E que circunstâncias.
Mais de meio milhão de desempregados e que disse Sua Excelência?
A extrema precariedade dos vínculos laborais e que disse Sua Excelência?
Dois milhões de portugueses pobres, pelo nosso limiar de pobreza que é bem mais baixo do que seria se houvesse um limiar médio na União Europeia. E que disse Sua Excelência?

O cravo que não houve na lapela foi, acima de tudo, a ingratidão e o desejo de esquecimento do acto sublime que nos libertou.

25 de Abril sempre!

Falar Claro - Destaques da Edição de 27 de Abril.

O discurso do Presidente da República nas cerimónias dos 33 anos do 25 de Abril de 1974, as eleições em França e no arquipélago da Madeira e o regresso de Paulo Portas à liderança do CDS-PP são os temas em debate no Falar Claro desta sexta-feira. António Pinho e Manuel Rocha Carneiro encontram-se consigo na antena da Terra Nova às 19H. Ouça em 105 FM ou em www.terranova.pt.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

A Liberdade segundo W. Churchill


Em Agosto de 1944 W. Churchill sugeriu ao povo italiano que testasse a sua própria liberdade, para dessa forma verificar se tinha efectivamente substituído o regime fascista de Mussolini por um regime democrático. Aqui ficam as sete perguntas deixadas aos italianos:
1- Existe o direito livre de expressão da opinião, o direito de oposição e de crítica ao governo em funções?
2- As pessoas têm o direito de afastar um governo que desaprovem, e existem meios constitucionais pelos quais possam manifestar essa sua vontade?
3- Estão os seus tribunais a salvo de abusos por parte do poder executivo, de ameaças de violência da populaça, e livres de toda a instrumentalização por parte de qualquer partido político?
4- Esses tribunais aplicarão leis claras e bem estbelecidas, associadas no espírito humano a princípios amplos de decência e justiça?
5- Serão eles isentos, independentemente de se tratar de um pobre ou de um rico, de um particular ou de um funcionário governamental?
6- Irão os direitos do indivíduo, sujeito aos seus deveres para com o Estado, ser mantidos e defendidos e valorizados?
7- Um camponês ou um trabalhador comum, que ganhe a vida através da sua labuta diária, esforçando-se por criar uma família - estará ele livre do receio de que alguma sinistra organização policial ...lhe venha bater à porta e o leve, sem um julgamento justo e aberto, para o escravizar e maltratar?

Driblar pela esquerda?

25 de Abril


"Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo"


Sophia de Mello Breyner Andresen

Os cravos

Quantos cardos nasceram à sombra deste cravo?

segunda-feira, 23 de abril de 2007

"Falar Claro" regressa no dia 27 de Abril


António Pinho e Manuel Rocha Carneiro voltam a "Falar Claro" no próxima sexta-feira, 27 de Abril, entre as 19:00 e as 20:00. Pode seguir a emissão em 105FM ou em www.terranova.pt.

FENPROF



Mário Nogueira é o novo Secretário-Geral da FENPROF.
Os meus votos de sucesso para a árdua tarefa que o espera.

La Belle, le Maitre et ...le Monstre














Tal como no célebre concurso de televisão, não tão célebre como o anterior,
agora é só escolher entre a bela Ségolène e o mestre Sarkozy.
Saliente-se o papel decisivo da lusa P.J. ao impedir a passagem de Le Pen à segunda volta.











domingo, 22 de abril de 2007

Traz outro amigo também

"Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não."


(clique para aumentar)

O Ovo de Kinder Castro

O Ovo anunciado ontem por Kinder Castro foi aberto na data marcada. O sempre emocionante momento da abertura do ovo deu a conhecer a composição do mesmo: 75% de choclate de altíssima qualidade e 25% do mais puro fel. Apesar da clara prevalência da componente doce, as reacções de Kinder Castro revelaram-se extremamente amargas, indiciando claros sintomas de indigestão.

sábado, 21 de abril de 2007

Paulo Portas

Paulo Portas vence directas. De deputado Portas a líder da oposição? Que diferenças veremos?


Um novo ímpeto para a oposição?

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Falta de Engenheiros

"Um estudo do Conselho para a Indústria e Ensino Superior britânico aconselhou o Governo a oferecer recompensas monetárias aos alunos do Ensino Secundário que pretendam tirar cursos ligados à Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O objectivo é combater a queda de procura destes cursos e aumentar o número de graduados nesta áreas, para "permitir que a Grã-Bretanha se mantenha competitiva nas áreas de inovação tecnológica". Guardian
Com a devida vénia ao "Correio da Educação", aqui fica uma interessante notícia sobre a falta de engenheiros na Grã-Bretanha.
Com a habitual prudência britânica, o estudo foi publicado no The Guardian e não no The Independent, evitando dessa forma qualquer incidente diplomático que pudesse comprometer a mais velha aliança do mundo.

Winston Churchill

"Não, só leio por prazer ou proveito próprio", terá respondido certo dia W. Churchill a um presunçoso lorde que o questionou sobre se havia lido o seu último livro.
Mais humildes que o referido Lorde Londonderry, sempre esperamos que aqueles que nos visitarem retirem algum prazer ou proveito das milhas de navegação por estas águas, normalmente calmas, ao contrário de previsões mais pessimistas.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Abril

O direito à expressão livre do pensamento é talvez uma das maiores conquistas de Abril, desse Abril que em breve celebraremos. É na liberdade de dizer e no direito de ouvir que se construíram novos valores de cidadania e de participação. Proliferaram jornais, multiplicaram-se os canais de televisão, apareceram rádios locais, Portugal só podia mudar.

Quando a 25 de Novembro de 2005 iniciámos a nossa participação no programa Falar Claro na Rádio Terranova, animou-nos o desafio do comentário espontâneo e descomprometido sobre a actualidade. Não tendo o programa uma dimensão de interacção com os ouvintes, chegou o momento de utilizarmos a blogoesfera para dar voz aos que nos ouvem.

Entendemos que, ao contrário do que pensa o PGR, os blogues não são uma vergonha, antes pelo contrário. Tem sido através dos blogues que muitos cidadãos, por esse mundo fora, têm encontrado a forma de se exprimirem em liberdade. Estamos perante um meio que escapa às tradicionais metodologias de condicionamento da informação. A ferramenta aí está. Que cada um diga de sua justiça.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Falar Claro- Destaques da edição de 13 de Abril

No programa desta sexta-feira, 13 de Abril, António Pinho e Manuel Rocha Carneiro vão comentar o caso da Universidade Independente e as declarações do presidente da República, Cavaco Silva, sobre a convocação de um referendo europeu em Portugal. A emissão pode ser ouvida em 105 FM ou em www.terranova.pt