quarta-feira, 25 de abril de 2007

A Liberdade segundo W. Churchill


Em Agosto de 1944 W. Churchill sugeriu ao povo italiano que testasse a sua própria liberdade, para dessa forma verificar se tinha efectivamente substituído o regime fascista de Mussolini por um regime democrático. Aqui ficam as sete perguntas deixadas aos italianos:
1- Existe o direito livre de expressão da opinião, o direito de oposição e de crítica ao governo em funções?
2- As pessoas têm o direito de afastar um governo que desaprovem, e existem meios constitucionais pelos quais possam manifestar essa sua vontade?
3- Estão os seus tribunais a salvo de abusos por parte do poder executivo, de ameaças de violência da populaça, e livres de toda a instrumentalização por parte de qualquer partido político?
4- Esses tribunais aplicarão leis claras e bem estbelecidas, associadas no espírito humano a princípios amplos de decência e justiça?
5- Serão eles isentos, independentemente de se tratar de um pobre ou de um rico, de um particular ou de um funcionário governamental?
6- Irão os direitos do indivíduo, sujeito aos seus deveres para com o Estado, ser mantidos e defendidos e valorizados?
7- Um camponês ou um trabalhador comum, que ganhe a vida através da sua labuta diária, esforçando-se por criar uma família - estará ele livre do receio de que alguma sinistra organização policial ...lhe venha bater à porta e o leve, sem um julgamento justo e aberto, para o escravizar e maltratar?

Sem comentários: