segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Res non verba

"Ílhavo: Autarquia confiante na continuidade de Carlos Ferreira na associação “Os Ílhavos”.

A Câmara de Ílhavo acredita que a associação cultural e desportiva “Os Ílhavos” vai manter os actuais dirigentes e garante confiança na parceria que tem com o clube. Ribau Esteves reage, desta forma, a um eventual cenário de crise directiva motivada pela demissão da secção cultural e das dúvidas em torno da continuidade do presidente Carlos Ferreira. “Esperamos que esta má disposição pontual de um dirigente passe. “Os Ílhavos são uma instituição importante para o Município mas a sua missão principal não é na área da cultura. Na área da cultura temos outras instituições com actividade bem mais importante. Em primeiro lugar trata-se de uma associação desportiva e que desenvolve um trabalho extraordinário. Vamos continuar como parceiro e Os Ílhavos vão continuar a ter um extraordinário presidente como o Carlos Ferreira”, disse o autarca de Ílhavo.
4 de Fevereiro de 2008 - 10:02:47 AM"


Gosto de notícias assim, tudo clarinho e bem explicado. Ora aí temos uma associação cultural e desportiva que deveria ser, no entender de alguns, desportiva e cultural. Muda-se a designação e fica tudo bem.

Até agora temos falado claro sobre tudo menos sobre Ílhavo, mas lá vem o dia em que a excepção confirma a regra. Como forasteiro tenho sempre olhado para Ílhavo com aquele olhar frio de quem vem de longe. Por acaso, ou talvez não, também eu sou sócio d'Os Ílhavos e, como é de rigor quando se pertence a uma associação, interesso-me por tudo o que sobre ela é dito. Foi com espanto que li as palavras do senhor presidente da Câmara de Ílhavo no sítio da Terranova. O lema d'Os Ílhavos é Res Non Verba, o que, para os que não sejam familiares com a língua de Virgílio, quer dizer, lato sensu: menos conversa e mais trabalho. Diz sua excelência que na "área da cultura temos outras instituições com actividade bem mais importante."

Se atentarmos no facto de a Secção Cultural ter levado a cabo:

- Edição de 4 livros 3 deles de poesia
- Os lemes do ano
- 3 exposições de pintura com pintores ilhavenses e na primeira com duas pintoras que nunca tinham exposto
- 1 exposição de fotografia
- 2 concursos e exposição de trabalhos com as escolas primárias de todo o concelho
- Espectáculo de música e poesia
- Espectáculo de poesia e multimédia
- exposição de puzzles
- os autores à mesa do café um livro de autores ilhavenses em cada café
- 5 saraus de dança
- 2 saraus de teatro com o grupo de teatro dos Ilhavos
- ....

Eu pergunto: Onde estão essas tais instituições? Talvez alguém possa de facto citar quem por tão pouco tenha feito tanto.

Para a Secção Cultural cessante vai o meu abraço.

1 comentário:

vieira da silva disse...

Pois é amigo Manuel, ribatejano inquieto a quem estas coisas incomodam.
Andamos todos cegos, no entender do Sr. Presidente da Cãmara Municipal de Ílhavo. Só tu e eu, e não sei quantos mais habitantes deste concelho, é que não enxergamos as evidências do Sr. Presidente. É verdade que ele é que é simultaneamente o responsável no Executivo Municipal pelo Pelouro da Cultura ... e nós somos apenas o que somos: míopes, distraídos, inadaptados,sei lá mais o quê...
Viva o Carnaval em Ílhavo!
Viva este Ílhavo em Carnaval!

vieira da silva